Está em nossas mãos

"Seja você a mudança que quer ver no mundo"

Mahatma Ghandi




segunda-feira, 14 de junho de 2010

Moradores de Cairu sofrem com a dificuldade de atendimento médico - A TARDE On Line - CIDADES

Moradores de Cairu sofrem com a dificuldade de atendimento médico - A TARDE On Line - CIDADES

Um comentário:

  1. NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE CAIRU

    Em atenção à matéria “Moradores de Cairu sofrem com a dificuldade de atendimento médico”, da repórter Cristina Santos Pita, publicada no Jornal A Tarde, da segunda-feira, dia 16 de junho, a Secretaria de Saúde de Cairu esclarece que: Ao contrário do que afirma o título da matéria, os moradores do município de Cairu não sofrem nenhum tipo de carência de assistência médica. A Prefeitura Municipal tem desenvolvido uma política de atenção à saúde que garante atendimento de qualidade aos 14.736 habitantes do arquipélago. Os dados destacados no próprio texto e os que estão relacionados abaixo justificam isto.
    Cairu faz parte do da Gestão Básica Ampliada do Sistema de Saúde, instituída pelo Ministério da Saúde, o que justifica a ausência de um hospital na cidade. Os procedimentos médicos de média e alta complexidade são encaminhados para os hospitais integrados na Programação Pactuada Integrada (PPI), em Valença, Santo Antonio de Jesus e Salvador.
    Além disso, a Prefeitura mantém convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Valença que possibilita que os cairuenses realizem procedimentos não cobertos pelo Sistema Integrado de Saúde (SUS), e implantou a coleta de exames laboratoriais em todas as localidades do município. Em menos de seis meses já foram atendidos aproximadamente 1.500 pacientes.
    Com o objetivo de atender de forma digna e humanizada os pacientes das ilhas que não possuem acomodações na cidade vizinha, em abril deste ano a Prefeitura Municipal inaugurou em Valença a Casa de Apoio ao Paciente. A Casa é dotada de toda infraestrutura necessária para oferecer apoio, conforto e amparo a estes pacientes. Para atender as demandas de urgência e emergência, a prefeitura possui quatro ambulanchas [lanchas adaptadas com os equipamentos de uma ambulância] e três ambulâncias doblô, que trabalham de forma integrada, reduzindo o tempo de transporte do paciente das ilhas até a cidade de Valença para no máximo 1h.
    No quesito atenção básica, o município possui dez postos de saúde, sendo quatro Postos de Saúde da Família (PSF´s) e seis Postos de Saúde. O percentual da população abrangido pelo atendimento dos PSFs chega a 95,58%, muito melhor que a media da Bahia 57 %, do Nordeste 71,84% e do Brasil 51,58%, até mesmo da vizinha Valença que é de 42,86 %, segundo fontes do Ministério da Saúde e do IBGE.
    Os postos de Morro de São Paulo, Gamboa, Boipeba, e Cairu prestam pronto atendimento 24h. No período de um ano foram atendidas 82 mil consultas para uma população de 14.736 habitantes, isso da uma média de quase 6 atendimentos ano/pessoa, ou seja, cada morador é atendido de dois em dois meses em media. Este número significativo só foi possível graças à quantidade de postos e da sua localização estratégica e da logística de transporte ofertada pela administração pública.
    A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como parâmetro ideal de atenção à saúde da população a relação de 1 médico para cada 1000 habitantes, em Cairu este número é 1/982 habitantes, índice menor do que o estado da Bahia, em que esta relação é de 1/1.116 habitantes. Ao todo são 15 médicos, nas seguintes especialidades: clínica geral, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, angiologia; Além destes, o quadro de saúde conta com dois biomédicos, seis dentistas, sete fisioterapeutas, seis enfermeiros, dois farmacêuticos, um assistente social e 31 técnicos e auxiliares de enfermagem.
    O município desenvolve ainda, programas de cuidados com a saúde bucal, programa de atendimento especializado aos portadores de doenças mentais, programa de saúde na escola, em parceria com a secretaria de educação, controle de hipertensão, DSt´s e diabetes, saúde da criança, da mulher e do idoso, e atendimentos de fisioterapia e acupuntura.

    ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE CAIRU
    LK Comunicação - 71 3017-6696

    ResponderExcluir