Está em nossas mãos

"Seja você a mudança que quer ver no mundo"

Mahatma Ghandi




sábado, 27 de fevereiro de 2010

“Gentileza gera gentileza”

“Gentileza gera gentileza”


Gentileza gera gentileza? Definitivamente, sim. A ciência vem conseguindo provar que as sutis energias do amor são muito mais poderosas e construtivas do que o ódio e seus derivados. O que antes pertencia ao reino da poesia agora começa a ser tratado com a devida atenção pela ciência, a ponto de merecer status próprio.

Estamos falando em Ecologia Humana, uma ciência nova e transdisciplinar que estuda as relações de convívio doshomens entre si e com seu meio ambiente, incluído o natural.



A Ecologia Humana tem muito a contribuir com as bases teóricas do desenvolvimento sustentável, uma vez que, sem sustentabilidade nas relações humanas, se torna impossível vislumbrar esse aspecto em qualquer outro âmbito.

A partir desta edição, a Newsletter Ecofuturo vai abordar o tema da Ecologia Humana de muitas maneiras, a começar pela idéia de gentileza. Por que gentileza? Porque a gentileza pode funcionar como uma “cola” que sustenta as relações, não apenas entre humanos, mas entre todos os seres vivos. Buscaremos referências teóricas em filósofos, escritores, físicos e cientistas sensibilizados pelo tema e também nos anônimos do dia-a-dia. Mostraremos ainda exemplos práticos, de casos reais em que uma simples gentileza desencadeou uma corrente positiva.

Essa foi a idéia defendida pelo criador da frase “Gentileza gera gentileza”, José Datrino (1917–1996), carioca que deixou a vida de empresário para pregar a gentileza, ficando conhecido como Profeta Gentileza. O que ele pregava era simples, mas de enorme complexidade, dada a incrível dificuldade que o ser humano tem de despretensiosamente ser gentil com o outro.


Praticando a gentileza

Para estrear a série “Ecologia Humana”, conversamos com a bióloga Rita Mendonça, que trabalha na área de Educação Ambiental com pessoas que buscam inspiração na gentileza – traço observável em todos os elementos da natureza, com exceção do homem, infelizmente!

Rita Mendonça é um exemplo perfeito de walk the talk, ou seja, de quem pratica o que fala. Ela tem a voz doce e calma, mantendo o tom abaixo do comum, em uma performance lapidada pelo contato freqüente com a natureza. Falar em voz alta no meio da mata pode espantar os pássaros, assim como pisar sem cuidado pode significar a morte para uma comunidade de formigas. Diretora-presidente do Instituto Romã, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que trabalha pela ecologia humana, Rita acredita que a cortesia e a educação podem fazer a diferença na construção de um mundo melhor. “Gentileza não é só dizer ‘bom dia’, ‘por favor’ e ‘obrigado’. Cuidar do meio ambiente e da cidade e respeitar as diferenças também é ser gentil”, afirma.


Homem e natureza

Rita Mendonça é conhecida pelas “caminhadas filosóficas”, ocasiões em que leva pessoas para a natureza a fim de desenvolver conceitos como afetividade e inclusão. “Acredito que a modernidade construiu seres humanos distantes uns dos outros e até de si mesmos. Isso gera individualismo e competitividade desenfreada”, analisa Rita, que, por intermédio de cursos e treinamentos do Instituto Romã, aplica o Aprendizado Seqüencial, programa inspirado na organização americana Sharing Nature Foundation. Educadores, funcionários do governo, terceiro setor e profissionais de Psicologia são o público-alvo. “A ecologia tradicional estuda apenas plantas e animais; já a Ecologia Humana inclui o ser humano nos processos ecológicos, uma vez que faz parte da natureza e não se sustenta sozinho”, afirma. Os treinamentos são realizados em parques, áreas de conservação ambiental do governo ou até particulares, como o Parque das Neblinas. Segundo Rita, a troca de energia durante a comunicação estabelecida entre o visitante e a natureza é capaz de combater doenças causadas pelo ritmo incessante da vida contemporânea, como depressão, info-estresse e déficit de atenção. Afinal, como não prestar atenção na mini-orquídea orgulhosamente hospedada na gigantesca palmeira? Como ficar deprimido diante da profusão de vida e cores gentilmente oferecida a quem se permite ver?

O conceito de Ecologia Humana tem literatura escassa no Brasil, mas os livros Nossa vida como Gaia, de Joana Macy, e Conservar e criar – Natureza, cultura e complexidade, da própria Rita, por exemplo, desenvolvem o tema, que propõe a interdisciplinaridade. O objetivo é atender a escolas tão diversas quanto Filosofia, História, Antropologia, Economia, Pedagogia, Psicologia e Sociologia. De acordo com Edgar Morin, filósofo e teórico presente entre os autores estudados, “todo desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie humana”*. Traduzindo em palavras, parece fácil, mas o que fazer para conquistar “autonomia individual”? Em que momento essa autonomia se confronta com a ética coletiva? Perguntar é preciso e já constitui um bom começo. Como dizia Pitágoras, “o começo é a metade do todo”.

*Edgar Morin, Os 7 saberes, pág. 55.
________________________________________________


Seja informante da nossa rede.
Fique de olho nas histórias de pessoas e profissionais que tornam melhor o dia-a-dia do seu bairro e da sua cidade.

Os melhores relatos serão publicados a partir da próxima edição.

Envie uma imagem e um texto contando o que você encontrou para: gentileza@ecofuturo.org.br.

Ato falho de Dilma Rousseff: meio ambiente é uma ameaça

Vídeo exclusivo
Ato falho de Dilma Rousseff: meio ambiente é uma ameaça
A ministra Dilma Rousseff ao falar ontem para a delegação brasileira cometeu um ato falho. Disse que o meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável. Confira aqui a falta que faz um "não".
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2009/12/15/ato-falho-de-dilma-rousseff-meio-ambiente-uma-ameaca-250169.asp

Lista de escândalos políticos no Brasil

Esta é uma Lista de Escândalos políticos no Brasil. Fatos políticos marcantes chamados de escândalos, grandes investigações, leis controversas, e diversas outros fatos serão listados aqui. Os casos estão listados de acordo com a data do fato investigado ou acontecido.

Índice [esconder]
1 Anos 70
2 Anos 80
3 Anos 90
4 Década de 2000
5 Desconhecidos (1964-1994)
6 Referências
7 Ligações externas



[editar] Anos 70
1.Caso Wladimir Herzog (outubro de 1975)
2.Caso Lutfalla
3.Caso Atalla
4.Caso Abdalla
5.Cassações dos Parlamentares no Governo Geisel (1975-1977)
6.Caso Manuel Fiel Filho (janeiro de 1976)
7.Primeiro Caso Econômico (Ministro Ângelo Calmon de Sá acusado de passar um gigantesco cheque sem fundos)
8.Lei Falcão (1976)
9.Pacote de Abril (1977)
10.Grandes Mordomias dos Ministros no Governo Geisel
11.Caso Halles
12.Caso BUC
13.Caso Eletrobrás
14.Caso Áurea
15.Caso UEB/Rio-Sul
16.Caso Lume
17.Caso Ipiranga
18.Caso Dow Química
19.Caso Nigeriano
20.Caso Tama
21.Caso Cobec
22.Caso Coscafé
[editar] Anos 80
1.Caso Capemi
2.Caso do Grupo Delfim
3.Caso Baumgarten
4.Escândalo da Mandioca
5.Escândalo da Proconsult
6.Escândalo das Polonetas
7.Escândalo do Instituto Nacional de Assistência Médica do INAMPS
8.Caso Coroa-Brastel
9.Escândalo das Jóias
10.Escândalo do Ministério das Comunicações (grande número de concessões de rádios e TVs para políticos aliados ou não ao Sarney. A concessão é em troca de cargos, votos ou apoio ao presidente)
11.CPI da Corrupção (1988)
12.Caso Chiarelli (Dossiê do Antônio Carlos Magalhães contra o senador Carlos Chiarelli ou "Dossiê Chiarelli") (1988)
13.Caso Vale
14.Caso Imbraim Abi-Ackel
15.Escândalo da Administração de Orestes Quécia
16.Escândalo do Contrabando das Pedras Preciosas
17.Escândalo Rabo-de-Palha (Tentativa de fraude eleitoral montada pelo então Governador do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia nas Eleições Municipais de 1985.)
[editar] Anos 90
1.Escândalo do INSS (ou Escândalo da Previdência Social)
2.Escândalo do BCCI (ou caso Sérgio Corrêa da Costa)
3.Escândalo da Ceme (Central de Medicamentos)
4.Escândalo da LBA
5.Caso Georgina de Freitas
6.Esquema PP
7.Esquema PC (Caso Collor)
8.Escândalo da Eletronorte
9.Escândalo do FGTS
10.Escândalo da Ação Social
11.Escândalo do BC
12.Escândalo da Merenda
13.Escândalo das Estatais
14.Escândalo das Comunicações
15.Escândalo da Vasp
16.Escândalo da Aeronáutica
17.Escândalo do Fundo de Participação
18.Escândalo do BB
19.Centro Federal de Inteligência (Criação da CFI, primeira Medida Provisória do governo Itamar Franco para combater corrupção em todas as esferas do governo federal) (1992)
20.Caso Edmundo Pinto (1992)
21.Escândalo do DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) (ou caso Inocêncio Oliveira)
22.Escândalo da IBF (Indústria Brasileira de Formulários)
23.Escândalo do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Previdência Social)
24.Caso Nilo Coelho
25.Caso Eliseu Resende
26.Caso Queiroz Galvão (em Pernambuco)
27.Escândalo da Telemig (Minas Gerais)
28.Jogo do Bicho (ou Caso Castor de Andrade) (no Rio de Janeiro)
29.Caso Ney Maranhão
30.Escândalo do Paubrasil (Paubrasil Engenharia e Montagens)
31.Escândalo da Administração de Roberto Requião
32.Escândalo da Cruz Vermelha Brasileira
33.Caso José Carlos da Rocha Lima
34.Escândalo da Colac (no Rio Grande do Sul)
35.Escândalo da Fundação Padre Francisco de Assis Castro Monteiro (em Ibicuitinga, Ceará)
36.Escândalo da Administração de Antônio Carlos Magalhães (Bahia)
37.Escândalo da Administração de Jaime Campos (Mato Grosso)
38.Escândalo da Administração de Roberto Requião (Paraná)
39.Escândalo da Administração de Ottomar Pinto (em Roraima)
40.Escândalo da Sudene de Pernambuco
41.Escândalo da Prefeitura de Natal (no Rio Grande do Norte)
42.CPI do Detran (em Santa Catarina)
43.Caso Restaurante Gulliver (tentativa do governador Ronaldo Cunha Lima matar o governador antecessor Tarcísio Burity, por causa das denúncias de Irregularidades na Sudene de Paraíba)
44.CPI do Pó (em Paraíba)
45.Escândalo da Estacom (em Tocantins)
46.Escândalo do Orçamento da União (ou Escândalo dos Anões do Orçamento ou CPI do Orçamento)
47.Compra e Venda dos Mandatos dos Deputados do PSD
48.CPI da TV Jovem Pan (investigações sobre a compra da emissora que deve ao governo federal) (também conhecido como Caso TV Jovem Pan)
49.Caso Rubens Ricupero (também conhecido como "Escândalo das Parabólicas").
50.Escândalo do Banco Econômico (ou Segundo Caso Econômico)
51.Escândalo do Sivam (Primeira grave crise do governo FHC)
52.Escândalo da Pasta Rosa
53.Escândalo da CONAN
54.Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)[1]
55.Escândalo da Administração de Paulo Maluf (na cidade de São Paulo)
56.Escândalo do BNDES (verbas para socorrerem ex-estatais privatizadas)
57.Caso PC Farias
58.Escândalo da Compra de Votos Para Emenda da Reeleição
59.Escândalo da Previdência
60.Escândalo da Administração do PT (primeira denúncia contra o Partido dos Trabalhadores desde a fundação em 1980, feito pelo militante do partido Paulo de Tarso Venceslau)
61.Escândalo dos Precatórios
62.Escândalo do Banestado
63.Escândalo da Encol
64.Escândalo da Mesbla
65.Escândalo do Banespa
66.Escândalo dos Medicamentos (grande número de denúncias de remédios falsificados ou que não curaram pacientes)
67.Escândalo da Desvalorização do Real
68.Escândalo dos Fiscais de São Paulo (ou Máfia dos Fiscais)
69.Escândalo da Mappin
70.Escândalo do Banco Marka (ou Caso Salvatore Cacciola)
71.Dossiê Cayman (ou Escândalo do Dossiê Cayman ou Escândalo do Dossiê Caribe)
72.Escândalo dos Grampos Contra FHC e Aliados
73.Escândalo do Judiciário (ou CPI do Judiciário)
74.Escândalo dos Bancos
75.CPI do Narcotráfico
76.CPI do Crime Organizado
77.Escândalo da Banda Podre (no Rio de Janeiro)
78.Quebra do Monopólio do Petróleo (criação da ANP)
79.Escândalo da Transbrasil
80.Escândalo da Pane DDD do Sistema Telefônico Privatizado (o "Caladão")
81.Escândalo dos Desvios de Verbas do TRT-SP (Caso Nicolau dos Santos Neto, o "Lalau")
82.Escândalo da Administração da Roseana Sarney (no Maranhão, 1995-2002)
83.Corrupção na Prefeitura de São Paulo (ou Caso Celso Pitta, 1997-2000)
84.Escândalo da Sudam
85.Escândalo da Sudene
86.Escândalo do Banpará
87.Escândalo da Administração de Mão Santa (no Piauí, 1999-2001)
88.Acidentes Ambientais da Petrobrás
89.Abuso de Medidas Provisórias (5.491)
90.Escândalo do Abafamento das CPIs no Governo do FHC
91.Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo FHC
92.CPI do Banestado
93.Escândalo do Proer
94.Caso Marka/FonteCindam
95.Escândalo Ganhe Já (Escândalo fiscal ocorrido no 2o Governo de José Agripino Maia1991-1994.)
96.Quebras do BANDERN e do BDRN (Quebras e má-gestão de bancos estatais do Rio Grande do Norte ocorridas no 2o Governo de José Agripino Maia1991-1994.)
[editar] Década de 2000
1.Caso Luís Estêvão
2.Escândalo da Quebra do Sitio do Painel do Senado (envolvendo os presidentes do Senado, Antônio Carlos Magalhães e Jader Barbalho)
3.Escândalos no Cerrado em 2001 [carece de fontes?]
4.Caso Toquinho do PT
5.Caso Celso Daniel
6.Caso Lunus (ou Caso Roseana Sarney)
7.Operação Anaconda
8.Caso José Eduardo Dutra
9.Escândalo do Propinoduto
10.Escândalo do Valerioduto [carece de fontes?]
11.CPI da Pirataria [carece de fontes?]
12.Escândalo dos Bingos(ou Caso Waldomiro Diniz)
13.Caso Luiz Augusto Candiota [carece de fontes?]
14.Caso Cássio Caseb [carece de fontes?]
15.Caso Kroll
16.Escândalo dos Vampiros [carece de fontes?]
17.Irregularidades na Bolsa-Família [carece de fontes?]
18.Escândalo dos Correios (Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
19.Escândalo do IRB [carece de fontes?]
20.Escândalo da Novadata [carece de fontes?]
21.Escândalo da Usina de Itaipu ou Operação Castores [carece de fontes?]
22.Escândalo das Furnas [carece de fontes?]
23.Escândalo do Mensalão
24.Escândalo do Leão & Leão [carece de fontes?]
25.Escândalo da Secom [carece de fontes?]
26.Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom) [carece de fontes?]
27.Escândalo da CPEM [carece de fontes?]
28.Mensalão Tucano
29.Escândalo dos Dólares na Cueca [carece de fontes?]
30.Escândalo do Banco Santos
31.Escândalo Daniel Dantas - Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
32.Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
33.Escândalo dos Fundos de Pensão
34.Escândalo dos Grampos na Abin [carece de fontes?]
35.Escândalo do Foro de São Paulo [carece de fontes?]
36.Escândalo do Mensalinho
37.Caso Toninho Barcelona [carece de fontes?]
38.Doação de Roupas da Lu Alckmin (esposa do Geraldo Alckimin)
39.Escândalo da Nossa Caixa
40.Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
41.Escândalo das Cartilhas do PT [carece de fontes?]
42.Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
43.Escândalo das Sanguessugas (Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
44.Operação Confraria
45.Operação Dominó
46.Operação Saúva
47.Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra [carece de fontes?]
48.Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
49.Escândalo do Dossiê
50.Escândalo da Renascer em Cristo
51.Operação Testamento [carece de fontes?]
52.CPI da Ampla [carece de fontes?]
53.CPI da Crise Aérea (Senado Federal e Câmara dos Deputados) [carece de fontes?]
54.Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão)
55.Operação Octopus [carece de fontes?]
56.Operação Navalha
57.Operação Carranca[carece de fontes?]
58.Operação Xeque-Mate
59.Operação Moeda Verde
60.Caso Renan Calheiros
61.Escândalo das Concessões (Concessões de Emissoras de Rádio e TV no Caso Renan Calheiros}
62.Operação Sétimo Céu [carece de fontes?]
63.Operação Hurricane II (também conhecida Operação Furacão II) [carece de fontes?]
64.Caso Joaquim Roriz (ou Operação Aquarela)
65.Operação Babilônia [carece de fontes?]
66.Operação Firula [carece de fontes?]
67.Escândalo do Corinthians (ou caso MSI)
68.Caso de Fraudes em Exames da OAB
69.Operação Águas Profundas (também conhecida como Caso Petrobras)
70.Caso Cássio Cunha Lima (em Paraíba)
71.Operação Nove [carece de fontes?]
72.CPI da Pedofilia [carece de fontes?]
73.Escândalo dos cartões corporativos
74.Escândalo da Bancoop
75.Esquema de desvio de verbas no BNDES
76.Máfia das CNH's (Fraudes no DETRAN de São Paulo)
77.Caso Álvaro Lins, no Rio de Janeiro
78.Operação Satiagraha Prisão de Daniel Dantas
79.Dossiê Revista VEJA
80.Crise Ética da Imprensa Potiguar (Atingiu seu auge nas eleições municipais de 2008)
81.Operação Selo [carece de fontes?]
82.Operação Deja Vu [carece de fontes?]
83.Escândalo das passagens aéreas [carece de fontes?]
84.Escândalo dos atos secretos
85.Escândalo dos falsos currículos de Dilma e Mercadante
86.Escândalo da Receita Federal - Lina Vieira
87.Censura ao jornal O Estado de São Paulo
88.Escândalo do BNDES - Paulinho da Força Sindical
89.Escândalo do conselho do FAT
90.Escândalo da compra de caças franceses Rafale
91.Escândalo José Sarney - Compra de apartamentos por empreiteira
92.Escândalo do filho de Lula - Gamecorp
93.Escândalo da venda da Brasil Telecom
94.Escândalo dos Fundos de Pensão - Luiz Gushiken
95.Escândalo da Petrobras - Refinarias
96.Escândalo da Petrobras - ONGs
97.Escândalo da Petrobras - patrocínio de festas juninas
98.Escândalo do financiamento do MST
99.Escândalo do INCRA
100.Escândalo dos gastos dos jogos Panamericanos Rio
101.Escândalo da ferrovia Norte-Sul
102.Escândalo da falência da VARIG
103.Escândalo da VARILOG e Dilma Roussef
104.Escândalo do Dossiê da Casa Civil - Dilma Roussef
105.Escândalo das obras do PAC
106.Escândalo da expropriação de ativos da Petrobras na Bolívia
107.Escândalo do "Apagão Aéreo"
108.Escândalo das licitações da INFRAERO
109.Escândalo dos Correios
110.Escândalo do IPEA - desestruturação e politização do órgão[carece de fontes?]
111.Escândalo da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus[carece de fontes?]
112.Escândalo da pane do Speedy - Banda Larga de Internet[carece de fontes?]
113.Escândalo da SECOM - gastos de publicidade do governo federal[carece de fontes?]
114.Escândalo da gasolina batizada[carece de fontes?]
115.desestruturação das agências reguladoras[carece de fontes?]
116.CPI da Coelce[carece de fontes?]
117.CPI da Enersul[carece de fontes?]
118.CPI da Conta de Luz[carece de fontes?]
119.CPI das ONGs
120.Escândalo da privatização das rodovias federais[carece de fontes?]
121.Gripe Suína e os dados oficiais
122.Escândalo do trem bala Rio - São Paulo - TAV
123.Operação Boi Barrica
124.Escândalo da Fundação José Sarney
125.[[Vereadores de Cornelio Procopio Utilizam diarias falsas][1]]
[editar] Desconhecidos (1964-1994)
Este anexo ou seção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Dezembro de 2008)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google – news, books, scholar, Scirus

Obs: escândalos do Regime Militar e pré-era FHC/Lula, a serem ainda analisados e datados aqui:

1.Ferrovia do Aço
2.Transamazônica
3.Projeto Jaíba
4.Projeto Carajás
5.Serra do Navio
6.Doação de terras amazônicas a multinacionais
7.Projeto Jari
8.Hidrelétrica de Balbina
9.Usinas nucleares em Angra - Projeto Nuclebrás
10.Reserva do Mercado de Informática
11.Esquema ACM-Globo-NEC
12.Esquema Globo-Grupo Time Life (1965 ou 1968?)
13.Hidrelétrica de Tucuruí
14.Projeto Alcan-Alcoa no Maranhão.
Referências
1.↑ ["Folha Online"]. Envolvidos no escândalo dos gafanhotos são acusados de crime tributário. Página visitada em 26 de Novembro de 2007.
[editar] Ligações externas
Diário do Comércio - Museu da Corrupção